Bruce fez uma palestra magnífica agora pouco na Campus Party 2014. É impressionante ver a capacidade e o entendimento empresarial que ele tem. Mas por que esse espanto? Ele é o líder de uma das mais bem sucedidas bandas de heavy metal da história. E isso é, de certa forma, um business como outro qualquer.
Só que ele pegou os conceitos que aprendeu na banda e aplicou aos negócios. E vem se dando muito bem, pregando alguns conceitos básicos mas verdadeiros, como o velho e bom “Eu odeio clientes. Clientes tem opção. Fãs, por outro lado, não tem” – disse ele várias vezes com muita empolgação.
Para quem não sabe, Bruce tem, além do Iron Maiden, diversos outros negócios ligados à aviação comercial, é investidor anjo em diversas startups e criou até extensões de marca que estão fazendo muito sucesso, como a cerveja Trooper.
E como criar e tocar os seus empreendimentos? Como se faz? Ele fala sobre isso também, preste atenção: “criatividade é mais importante do que conhecimento. E criatividade vem da observação e do uso da imaginação”.
Bruce também não podia ter deixado de fora a queda da indústria fonográfica no mundo. Criticou duramente a postura das gravadoras frente ao mundo digital. O comentário de Bruce foi: “Nossos fãs baixam as nossas músicas porque nos amam. E o que vamos fazer quanto a isso? Odiá-los e colocá-los na cadeia porque eles nos amam? Não, nós agora ganhamos dinheiro fazendo turnês que estão sempre cheias. A indústria fonográfica tinha clientes. Nós temos muita sorte de ter fãs” – ou algo em essência assim.
Estou postando no YouTube a íntegra que filmei em HD da palestra (em inglês britânico) Daqui a pouco estará disponível em meu canal aqui.
Marcelo Lombardo
Comments