Na parte anterior deste artigo, vimos como construir a estrutura fundamental da sua marca através da “Radiografia da Marca”. Se você perdeu, volte e leia – ele é fundamental para podermos seguir.
Agora, chegamos na etapa decisiva e mais prática de todas: como comunicar sua marca e seus valores ao mercado?
Na radiografia da marca, você determinou o público alvo, benefícios, atributos, valores, personalidade e essência - e isso precisa ficar sempre visível e muito claro para toda a sua equipe interna, palavra por palavra.
Mas simplesmente sair falando isso para seus clientes pode não funcionar. A fórmula mágica que vem diretamente das trincheiras tem só uma palavra: FAZER. Não existe forma mais eficiente para comunicar uma marca do que ter coerência entre seu discurso (as definições vindas da radiografia) e suas ações. Portanto, agora é a hora de entregar!
Por exemplo, se a personalidade de sua marca é simpática, ágil, moderna e dedicada, sua equipe de atendimento deve receber o cliente com um sorriso e muita atenção, utilizando a melhor tecnologia existente para agilizar o processo. Se um benefício de sua marca é ser a opção mais barata, faça isso ser verdade, a qualquer custo.
Se fizer na prática o que a sua radiografia diz que faz, seu cliente vai sempre entender e se identificar com sua marca – o que vai gerar a fidelização do seu público alvo. Por outro lado, não existe nada mais pavoroso para uma marca do que falar uma coisa em sua publicidade, e fazer outra na prática.
Por exemplo, se uma empresa aérea diz que tem “prazer em voar e servir”, mas quando o cliente entra na aeronave encontra uma atendente com má vontade, qual sentimento fica? Pessoalmente pensaria que eles tem prazer apenas pelo dinheiro, e que simplesmente não se pode confiar no que essa marca diz. E é justamente por isso que tanta gente vê o Marketing como uma coisa ruim. O problema muitas vezes não é o conceito pensado pelo Marketing, mas sim a entrega, a prática.
Em suma, tudo o que é dito sempre vem em segundo lugar na cabeça do consumidor. O importante é fazer o cliente vivenciar seu discurso através de ações que sejam sentidas e vistas por ele em seu dia a dia.
Portanto, mãos à obra:
1 – Liste todos os pontos de contato entre a sua marca e o seu cliente: produtos, serviços, materiais de marketing, SAC, equipe, até assinaturas de email - tudo mesmo.
2 – Entenda a radiografia da sua marca como o DNA da empresa. E você sabe: tudo em um mesmo corpo vivo possui o mesmo DNA, portanto faça com que todos os pontos de contato entre a sua empresa e o seu consumidor sigam esses conceitos.
3 – Se a sua marca não consegue entregar alguma promessa que a radiografia diz (lembra do desconforto no artigo anterior?), e você não pode consertar isso em tempo hábil, remova essa característica da sua comunicação. O “pequeno e sincero” seduz o consumidor muito mais do que que o “grandioso e falso”.
É isso: comunicar marca é tudo sobre entrega. Pouco papo e muita ação. Pode ter certeza que a médio prazo isso vai funcionar muito mais do que apenas slogans criativos ou campanhas milionárias de marketing.
Sucesso,
Marcelo Lombardo
Comments